festival se esta rua fosse minha

VILA REAL // 23 JUNHO

«Se esta rua fosse minha
Eu mandava-a ladrilhar
Com o brilho dos teus olhos
Só para o meu amor passar.»

MEIO METRO DE PEDRA  // club de vila real // 14h30

Meio Metro de Pedra é um documentário sobre a contra-cultura do rock’n’roll em Portugal e será exibido no festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

A exibição contará com a presença do realizador Eduardo Morais.

“Boa noite, sejam bem-vindos a mais uma emissão do Meio Metro de Pedra. O programa que todas as semanas vos conta as histórias que uma data de meninos e meninas andaram a fazer pelo rock do nosso belo país.”

Assim arranca o documentário sobre a contracultura do rock’n’roll em Portugal desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos dias.
Na década de 60, inspirados por bandas como os Shadows, Bill Haley ou os Beatles, cerca de 3000 conjuntos de norte a sul de um país sob o alçada de Oliveira Salazar abalaram as editoras inconscientes deste som emergente.
Um impulso de espírito ousado que percorreu o psicadelismo dos Jets, o punk dos Aqui D’el Rock, e se estabeleceu em pontos nevrálgicos como Braga, Coimbra ou Barreiro.
Um pedaço da história de Portugal que tende a ser ocultado sobrevive através do selo independente da Ama Romanta, da Bee Keeper, da Lux ou da Groovie Records, e tem neste documentário de Eduardo Morais, a sua merecida celebração.

Mais info:
http://docmeiometrodepedra.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/docmeiometrodepedra

Ficha Técnica:
Realização: Eduardo Morais
Produtor: Eduardo Morais
Ano: 2011
Género: Documentário
Duração: 70’
Participações:
Daniel Bacelar, Os Diamantes Negros, Victor Gomes, Victor Queiroz (Electrónicos / Os Steamers), Madalena Iglesias, Filipe Mendes (Chinchilas / Heavy Band), João Alves da Costa (Jets), Luís Futre (Milkshake / Bee Keeper / Groovie Records), Edgar Raposo (Groovie Records), Óscar Martins (Aqui D’el Rock), Francisco Dias (Dawnrider / Blood & Iron), Eduardo e Nazaré Pinela (Emílio & a Tribo do Rum / Capitão Fantasma), Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Carlos Moura (Cães Vadios), Filipe Varejão (Cabeças de Gado), Henrique Amaro (Antena 3), Victor Torpedo (Tédio Boys / The Parkinsons / Blood Safari), Pedro Chau (The Parkinsons / Blood Safari), Rui Ferreira (Lux Records)
Raquel Ralha (Belle Chase Hotel / Wraygunn), Suspiria Franklyn (Everground / Les Baton Rouge)
Fausto da Silva (Rádio Universidade de Coimbra), Tó Trips (Lulu Blind / Dead Combo), Fast Eddie Nelson (Gasoleene / the Riverside Monkeys), Nick Nicotine (Hey, Pachuco! / Barreiro Rocks).

MANDRAX ICON // johnnie red – blues & jazz bar //16h

 

Mandrax Icon nasce a meio do verão de 2006, no Sul de Portugal, e esconde por detrás do seu pseudónimo, Márcio da Cunha, cujas intenções eram criar uma banda de rock psicadélico. Depois de várias tentativas de arranjar alguém para tocar, Márcio da Cunha decidiu usar o apelido como pseudónimo para si mesmo, e a sua música metamorfoseou-se numa mistura de antigas músicas folk/blues, escolhidas a dedo ao estilo de John Fahey, Robbie Basho, Mississipi John Hurt, misturadas com algumas influências contemporâneas como Six Organs of Admittance, The Tallest Man on Earth e Jonathan Wilson. Prepara-se para lançar o seu disco de estreia “Mary Climbed The Ladder For The Sun”, em formato vinil, e marca presença no festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

Mais info:
http://www.myspace.com/mandraxicon
http://www.facebook.com/mandraxicon

GESSO // club de vila real // 17h

Os Gesso são um colectivo oriundo de Santo Tirso, formado por Ruben Sequeira (bateria), Flávio Sá (baixo) e Joel Figueiredo (guitarra), e movem-se pelos caminhos do stoner e do rock psicadélico. Vêm apresentar o seu mais recente EP “Névoa baixa, sol que racha” ao festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

Mais info:
http://www.myspace.com/_gesso
http://www.facebook.com/GESSOFICIAL

THE PARTISAN SEED // johnnie red – blues & jazz bar // 18h

Filipe Miranda foi vocalista dos já extintos Kafka. Em 2005 iniciou-se a solo sob o nome The Partisan Seed , apresentando um estilo de composição livre, uma pura escrita pessoal e inspiração não comprometida. Colocando ênfase nas letras, mensagens que vivem entre o amor e a melancolia, The Partisan Seed revela um profundo auto-retrato do compositor, através de um fluxo introspectivo e sincero. Depois de “Visions Of Solitary Branches” em 2006 e “Indian Summer” em 2008, lança agora “Spirit Walking”, o novo disco que apresentará no festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

“A beleza de Indian Summer é de tipo indiscutível” – José Luís Peixoto (escritor)

Mais info:
http://thepartisanseed.com.sapo.pt/
http://thepartisanseed.bandcamp.com/

CLASSIFIED // johnnie red – blues & jazz bar // 22h

Durante 10 anos o abutre sobrevoou o deserto árido do rock, ouviu os gritos lancinantes do EP de estreia Loud n’ Angry e pressentiu-lhes o fim. Porém, a determinação destes quatro homens granjeou-lhes o respeito do majestoso animal. Acabaria assim por conduzi-los ao saloon onde saciariam a sede e jogariam a cartada seguinte: Dead Man’s Hand é o culminar dessa grande travessia do deserto, que resultaria em nove temas que abraçam toda a alma dos Classified. Blues e hard-rock, uma alma velha a jogar com as cartas que o destino lhe deu”. Dead Man’s Hand saiu pela BOTR a 13 de Maio de 2012 e será apresentado no festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

Mais info:
http://www.myspace.com/theclassifiedrock
http://botr.bandcamp.com/album/dead-mans-hand

ASPEN // club de vila real // 23h

 Das cinzas da dupla de Stoner Doom instrumental Cosmic Vishnu, surgem os mesmos elementos sobre o nome de Aspen, agora num refrescado projecto instrumental. Na base de Aspen, formado por Tiago Pereira na guitarra, Vitor Oliveira no baixo e Cristiano Veloso na bateria, está o heavy-rock, com influências progressivas, doom e ambiente. São o último nome a adicionar ao cartaz do festival SE ESTA RUA FOSSE MINHA.

Mais info:
http://www.myspace.com/lesaspen
http://aspenband.bandcamp.com/

——-info——- 

BILHETES

pré-venda até 17 Junho: 5 covilhetes
a partir de 17 de Junho: 7.50 covilhetes

LOCAIS DE VENDA

johnnie red – blues & jazz bar
club de vila real
undergreen bar

CONTACTOS

http://covilhetenamao.tumblr.com/
http://facebook.com/covilhetenamao
covilhetenamao@gmail.com